Introdução à Pesquisa e Análise de Mercado Ver maior

Introdução à Pesquisa e Análise de Mercado

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Objetivo: Conhecer as ferramentas de pesquisa e análise de mercado, com foco na empresa industrial, permitindo ao aluno ter compreensão sobre a sua elaboração, técnicas de mensuração e análise de dados.

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R$68,00

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“Conhecer o mercado que atua, seus concorrentes, as necessidades  e comportamento do seu público alvo é fundamental para que as empresas mantenham-se competitivas e que possam inovar.  Este curso é uma grande oportunidade para as indústrias, pois irá capacitar profissionais para gerar e analisar  suas  informações estratégicas com maior qualidade.”

Caroline C. de A. Pederneiras - Especialista de Marketing - Sistema FIEP

 

INÍCIO IMEDIATO

 

Carga Horária:

12 horas

 

Duração:

30 dias

Objetivo:

Conhecer as ferramentas de pesquisa e análise de mercado, com foco na empresa industrial, permitindo ao aluno ter compreensão sobre a sua elaboração, técnicas de mensuração e análise de dados.

 

Ementa:

 

Unidade 01

 

  • Introdução;
  • Definição:  o que é, para que serve , quando utilizar;
  • O que é mercado:  importância de conhecê-lo, dimensionar, segmentar, saber olhar para identificar demandas e novas oportunidades;
  • Globalização: o que mudou, como olhar a informação, riscos de não ampliar a visão, importância em selecionar informações relevantes que podem influenciar os negócios;
  • Era do produto X era do cliente;
  • A ética em pesquisa de mercado;

Unidade 02

  • Etapas de um projeto de pesquisa;
  • Identificação do problema ou situação;
  • Construção de hipótese ou determinação dos objetivos principais e secundários;
  • Tipos de pesquisa:propaganda, negócios, vendas, mercado, produto, satisfação do cliente,
  • corporativa, segmentação, distribuição, preço, clima organizacional, etc;
  • Métodos de pesquisa a serem utilizados: exploratória, descritiva, experimental, fontes de dados – primários, secundários, pesquisas qualitativas e quantitativas;
  • Público-alvo: importância, definição do perfil, pesquisa em marketing e comunicação;
  • Amostragem: universo, população e amostra. Censo X amostra, seleção da amostra, tamanho da amostra, cálculo do tamanho da amostra, erros amostrais. Tipos de amostragem: probabilística e não probabilística;

 

Unidade 3

  • Método de coleta de dados: observação, contato, pesquisa na internet, etc;
  • Elaboração dos instrumentos para coleta de dados;
  • Escalas de mensuração e tipos de perguntas;
  • Pré-teste dos instrumentos de coleta de dados;
  • Trabalho de campo;
  • Tabulação e análise dos dados;
  • Apresentação dos resultados;
  • Cronograma;
  • Definição de recursos humanos, materiais e financeiros;
  • Análise geral;
  • Recomendações gerais;
  • Elaboração do relatório.

 

A quem se destina:

Empresários, diretores e gerentes de micro e pequenas indústrias, profissionais de sindicatos empresariais. Formação superior, com domínio de acesso à internet. Desejável algum conhecimento sobre o assunto.



Metodologia:

Ensino autoinstrucional por meio de atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando diversos recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.



Pré-Requisitos de aprendizagem:

Hábitos de estudo e leitura;

Conhecimentos básicos de internet;

Ensino Médio completo.



Pré-Requisitos técnicos:

Mantenha sempre atualizada a versão de seu navegador, principalmente se for Internet Explorer.

Para atualizá-lo, acesse o site: http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer/.

Se não conseguir visualizar o curso e as animações de forma correta, atualize também o plug-in Flash Player com a última versão lançada.

Para atualizá-lo, acesse o site: http://get.adobe.com/br/flashplayer/



Avaliação:

As avaliações têm caráter formativo e somativo, e são compostas por um banco de questões de múltipla escolha. Ao final de cada unidade de estudo, são realizados testes online onde consideramos o aprendizado com base nos aspectos teóricos, envolvendo os conceitos trabalhados no decorrer das atividades.

Para cada avaliação é atribuída uma nota parcial que, ao final do curso, será somada às demais notas compondo seu aproveitamento final.



Certificação:

Para emitir o certificado, o aluno deverá ter aproveitamento igual ou superior a 70% ao final de todas as avaliações disponibilizadas no curso. Quando isto ocorre, o sistema gera automaticamente o certificado de conclusão de curso.